8 comentários em “Democracia: importância e limites

  1. Estou a pesquisar para fazer um trabalho didáctico,sobre a democracia,os seus objectivos,sua importancia e promoção,essa matéria me ajudou muito mesmo.
    Gostaria que aqui em Angola também palestrassem abertamente sobre a democracia,que é um tema muito polémico entre os jovens angolanos,que continuam insatisfeitos por se depararem sempre com certos “tabus” quando o tema é debatido.
    Saudações!

  2. Estou pesquisando para fazer um trabalho didático relativo a importância da democracia para a cidadania.
    Pois bem, tenho uma visão mais otimista dessa situação, vejo que o mundo e as pessoas estão evoluindo, claro que de forma mais lenta em alguns pontos: como no direto a cidadania, pois as pessoas ainda não perceberam que precisam estar munidos de conhecimentos intelectuais, de forma ampla, para exigirem os seus direitos e para fazer valer o discurso formaL de sermos um país DEMOCRÁTICO E QUE TEMOS CIDADANIA. Por outro lado, temos tido conquista que a propria história se confunde.

    Grata por postar os seus conhecimentos, me ajudou muito.
    Kátia Cândida.

  3. bom em meu ve vejo um pais sem direito sobre tudo isso
    um pais sem lei onde pobres ñ tem o minimo valor

  4. Ozaí,Após a tal "abertura" chamada de "democrática" quando a liberdade de expressão foi se consolidando, a triste constatação: os jovens estariam sentindo dificuldades em compreender o significado e a importância da democracia como você diz e eu concordo.Antes, o "sistema" era o culpado. E agora, a quem atribuir culpas ou responsabilidades?Será que quem discursou democracia não estava interessado apenas no poder? Ou melhor, em ocupar alguns espaços que o poder – de tempos em tempos – se obriga a ceder? Com as devidas garantias de cooptação, é claro. Ditadores nunca gostaram de oposição. E eles estão em todas as instiuições e poderes. Houve um tempo em que professores corriam riscos e conspiravam. Hoje não os percebo mais. Será que ainda os temos? Imagino que o verdadeiro poder não parou de aliciar e manter os seus lacaios tanto no senado como nas câmaras e assembléias legislativas. E nem mais precisa dividir para governar.Percebo também que vivemos uma das piores ditaduras, a dos bacharéis. Tanto pelo que fazem como pelo que deixam de fazer.

  5. Desde mis BLOGS:— HORAS ROTAS — y — AULA DE PAZ —-quiero presentarmeen esta nueva aperturadel eminente otoño.TE SIGO — BLOG DO OZAI—Tiempo que aprovechoahora para desearun feliz reingreso enla actividad diaria.Así como INVITAROSa mis BLOGS:— HORAS ROTAS — y — AULA DE PAZ —-con el deseo de queestos sean del agradopersonal.Momentos para compartircon un fuerte abrazo deemociones, imaginación ypaz. Abiertos a la comunicaciónsiempre. afectuosamente : ANTONIO OZAI DA SILVA jose ramon…

  6. Caro amigo Ozai. Fiquei com inveja d'ôcê, primeiro porque foi palestrar numa faculdade que nunca fui convidado. Segundo, porque foi feliz na sua observação e alerta sobre a perigosa banalização atul que alguns fazem da democracia. Quem sofreu sob a ditadura militar, foi perseguido, e depois lutou pela democracia, sabe que hoje ela é pouco reconhecida e valorizada por algumas pessoas. Oxalá estas sejam apenas "ignorantes" sobre o valor da democracia, porque se forem "cínicas" ou "pré-totalitárias" teremos um retorno da ditadura, visivel ou camuflado. Também é preciso reconhecer que naquele período eu pensava que todos éramos contra a ditadura. Ledo engano, ao nosso lado, nos comícios ou nas passeatas muitos viam a democracia como uma passagem para uma nova ditadura, à esquerda (ditadura do proletariado) ou à direita (neofascismo). Esse mal uso da democracia ainda existe hoje. Infelizmente. Abç. Raymundo Lima

  7. Ola professor!Gostaria de parabenizá-lo pela palestra apresentada na Semana do Serviço Social da Fafipa, que contribui bastante para o nosso aprendizado.abraços e até a proxima!Franciele Nicolette da Silva2°ano Serviço Social

  8. Ola professor!!Gostaria de parabenizá-lo pela palestra apresentada na "Semana do Serviço Social" da Fafipa, contribui bastante para o nosso aprendizado…Abraços e até a proxima.Franciele Nicolette da Silva 2° ano Serviço Social

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s