Seminários de Dezembro

A primeira edição ocorreu nos dias 1, 2 e 3 de dezembro de 2005, com o tema “Identidades, sujeitos e práticas sociais na sociedade contemporânea: contribuições da história, da psicanálise e da política para a educação”. Em 2006, nos dias 7, 8 e 9, houve o Seminário II. Neste, os participantes debateram sobre “O fetiche do corpo perfeito na sociedade de consumo”. Nos dias 30 de novembro a 2 de dezembro de 2007, realizou-se terceira edição. “Mercado, mídia e alienação na sociedade “pós-moderna” foi o tema geral. Agora, nos dias 04, 05 e 06 deste mês, efetuou-se o Seminário IV, cujo tema direcionador “A Dialética entre a subjetividade e a objetividade – sob o olhar da literatura, da educação e da psicanálise”.*

Os Seminários de Dezembro são organizados pelos professores e demais participantes do Centro de Estudos Político-Pedagógicos (CEPP), o HISTEDBR (GT-MA) e o Formação – Centro de Apoio à Educação Básica e realizados em São Luís, capital maranhense. Tive a honra de ser convidado para participar desta última edição e fazer parte dessa história. O tema da minha conferência foi: “O olhar da literatura” (ver o texto “Um olhar sobre a Literatura: reflexões acerca da sua contribuição político-pedagógica”, publicado na REA nº 91).

No mesmo dia, à tarde, o professor William Amorim proferiu a conferência sobre “O olhar da literatura”, cujo enfoque foi a relação entre psicanálise e literatura. Ainda tive o prazer de participar, ouvir e aprender com a instigante fala do Prof. José Claudinei Lombardi (Unicamp e coordenador nacional do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR). Infelizmente, tive que retornar à metrópole maringaense: as atividades acadêmicas, as revistas e a saudade da família me chamavam de volta. Dessa forma, não foi possível participar das outras conferências e ouvir a Profª. Mara Regina Jacomeli (Unicamp), o Prof. Agostinho Marques (UFMA) e o Prof. Renato Mezan (PUC-SP). Foi uma pena!

Os Seminários de Dezembro já se consolidaram como um marco no calendário anual e representam uma importante contribuição ao debate sobre temas fundamentais para a sociedade. É uma iniciativa de pessoas dedicadas, que ousam agir e remam contra a corrente. Esforços como estes renovam as esperanças e merecem apoio. Foi uma alegria poder conviver com essas pessoas, ouvi-las e aprender com elas. E me refiro não apenas aos organizadores, mas também aos participantes – os quais estabeleceram um diálogo profícuo com questões instigantes que me fizeram pensar. O público era heterogêneo, mas em sua maioria feminino e jovem. E muito participante…

Participar é também algo que propicia o aprendizado. Como é comum em eventos como esses, a fala nnem sempre traduz a riqueza do processo que a produziu. Foi graças a esse convite, por exemplo, que passei a atentar com mais dedicação aos vínculos possíveis entre psicanálise e literatura; a preparação do texto-base me levou à leituras que, em outras condições, talvez não fizesse, e me fez retomar anotações e obras já lidas. Aprendi muito: antes, durante e depois.

O mais importante, porém, foram as sementes que ficaram e que, tenho certeza, germinarão e brotarão em toda a sua plenitude. Isso se traduz em vínculos de amizade. Coisas do coração! Afinal, é assim que “guardamos os bons momentos e as pessoas especiais”. E vocês, Ana e Leonardo, estão entre elas. Obrigado!

Quero registrar meu agradecimento especial à professora Maria de Fátima Félix Rosar pelo convite, à Profª Miriam, a Sandra, Denise, Regina e equipe do Formação – Centro de Apoio à Educação Básica, e, claro, a todos que participaram e tornaram possível o IV Seminário de Dezembro. Parabéns e que venham outros dezembros.

__________

4 comentários sobre “Seminários de Dezembro

  1. Um dos privilégios adicionais e dos mais importantes para nós que organizamos os Seminários de Dezembro é a oportnidade de travar conhecimento com pessoas de outros lugares que compartilham conosco dos mesmos ideais. Poder conviver com você nesses dias foi uma experiência gratificante. Obrigada por sua contribuição para o aprofundamento de nossas reflexões e pelo contato com uma pessoa afetiva e generosa.Miriam.

  2. Caro Profº Ozaí,Reintero as palavras das companheiras Ana Paula e Denise ao afirmar que tivemos muita alegria em tê-lo conosco no IV Seminario de Dezembro. Serás sempre bem vindo a nossa querida Ilha.Abraços,Sandra Maria

  3. Prof. OzaíFoi um grande privilégio tê-lo conosco nessa IV edição do Seminário. Sua conferência foi prazerosa, leve e profunda ao mesmo tempo.Como o nosso trabalho no CEPP é construído de forma coletiva, fiquei designada à levá-lo de volta ao aeroporto e sua traqüila e agradável presença foi fundamental para amenizar um incidente ocorrido naquele momento. Um grande abraço, certamente outras viagens a São Luís vc. precisará fazer.Traga a família para conhecer as belezas desta terra.Denise

  4. Prezado Prof. Ozaí,Que bom que vc se sentiu feliz em participar dessa história escrita a muitas mãos que se juntam na perspectiva da construnção de uma sociedade mais justa, ética esolidária, em que todos tenham o direito de aprender e se desenvolver cada vez mais pela mediação e pelo diálogo com outros olhares. Certamente, o IV Seminário de Dezembro ficará marcado em nossas vidas, pois representa a esperança e a certeza que, mesmo remando contra a maré, estamos sempre perseguindo, obstinadamente, a busca da realização dessa utopia.Abraços sadosos do Maranhâo.Ana Paula e Leonardo

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s