Qual é o Qualis da sua revista?

É comum receber emails sobre o Qualis. São autores interessados em publicar nas revistas Revista Espaço Acadêmico, Revista Urutágua* e/ou Acta Scientiarum. Human and Social Sciences. Isto até me incentivou a escrever sobre o tema.** A preocupação com o Qualis implica saber a classificação das revistas. Ao ser inquirido sobre isto, a minha primeira reação é perguntar-se porque o inquiridor não fez a pesquisa. Se não sabe o link, “papai google” ajuda. Basta escrever “Qualis”, clicar em “pesquisar” e a primeira referência que aparece direciona o interessado para o site da CAPES. Mais um clique no menu “consultar periódicos” e abre a janela para a pesquisa – a qual pode ser feita pelo ISNN ou o título do periódico. Pronto, eis os resultados no monitor à frente do pesquisador. Agora, é só analisar e decidir se submete o artigo.

Contenho-me, tenho um pouco mais de paciência e respondo educadamente. Outro dia recebi um telefonema interurbano de um colega interessado em saber a classificação das revistas. Após as apresentações de praxe, o professor me informou que participava de um programa de mestrado e que, diante da exigência para que os mestrandos publiquem, queria informações. Pacientemente, expliquei-lhe sobre o perfil das revistas. Ele mostrou interesse pela Acta e, de pronto, perguntou: “Qual é o Qualis da revista?”. Num tom quase que confidencial, emendou que havia sido orientado no sentido de desconsiderar as revistas cujo Qualis fosse B3 ou menor. “No mínimo B2”, disse.

A minha vontade foi indicar a leitura do Dossiê “Universidade em ritmo de mercado”, publicado na REA, nº 100. Mas, pacientemente, disse-lhe que não sabia. E expliquei. Sugeri que acessasse o site da revista ou que me escrevesse por email. Ele insistiu: “Não há alguém aí do lado que tenha esta informação”. Disse-lhe que estava em casa, e não na universidade. Informei o meu email – que, aliás, está disponível nos sites das revistas – e ele afirmou que escreveria. Fizemos as saudações de praxe e desligamos.

Então, fiquei a pensar sobre o ocorrido. “O que ele deve ter pensado de um editor que não sabe o Qualis da “sua” revista?!” E, ainda por cima, assumira que esta era uma questão que não o preocupava. Ele deve ter ficado ainda mais estarrecido ao saber.

Não obstante, a verdade é que não oriento o meu trabalho pelas exigências do poder burocrático. A Revista Espaço Acadêmico, por exemplo, nasceu e evoluiu sem o anseio por enquadrar-se no Qualis. Demorei até mesmo a saber que a revista tinha o tal “Qualis” – foi um leitor/autor que me informou. O que nos motiva é simplesmente publicar a revista, oferecer um espaço para a divulgação de idéias, opiniões, textos acadêmicos, etc. Se a revista for bem classificada pelos resultados deste trabalho, ótimo; se não for, não foi com este objetivo que ela surgiu e se mantm. O(s) autor(es) que pautam-se pelo Qualis são livres, é claro, para publicar em outras revista com “mais Qualis”.

A Revista Urutágua, cujo conselho editorial é composto por professores titulados e graduandos, criada com o objetivo de estimular e, prioritariamente, possibilitar a publicação dos artigos dos discentes, não tem como se adequar a todas as exigências do Qualis. Se o fizer, está condenada a mudar o seu perfil, caráter e propósitos. Quanto à Acta, a mais diretamente vinculada ao perfil exigido pelo Qualis, é claro que trabalhamos para e melhorar a sua classificação. Mas, pelo menos para mim, esta não é uma obsessão.

Em todo caso, já me antecipando à curiosidade dos leitores também interessados em saber o Qualis das revistas, fiz a pesquisa e encontrei os dados abaixo:


__________

* A Revista Urutágua acaba de publicar a edição nº 19, disponível em
** Ver “A sua revista tem Qualis”, Revista Espaço Acadêmico, nº 56, janeiro de 2006, disponível em http://www.espacoacademico.com.br/056/56ozai.htm

3 comentários sobre “Qual é o Qualis da sua revista?

  1. Parabéns por sua postura e opinião sobre o Qualis.

    Para vc ter ideia, me colocaram contra a parede no seguinte sentido: “se vc publicar em 2 revistas com Qualis até B1 em Engenharia IV, assinamos sua carteira como professor efetivo”. Caso contrário, vc poderá ficar como prof. horista.”

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s