III Simpósio Estadual de Formação de Professores de Sociologia

Participei do III Simpósio Estadual de Formação de Professores de Sociologia realizado nesta semana, dias 25 e 26, na Universidade Estadual de Maringá. O evento teve vários Mini-cursos e GTs, além da conferência de abertura Metodologias de Ensino e Didática do Professor de Sociologia, proferida pelo Prof. João Luiz Gasparin (DTP/UEM), com a Profa. Ileize Luciana Fiorelli Silva (UEL) como debatedora; e, a mesa de encerramento, Materiais Didáticos e Ensino de Sociologia, com a Profa. Simone Meucci (UFPR), o Prof. Flávio Marcos Silva Sarandy (UFF) e a mediação da Profa. Ângela Maria de Souza Lima (UEL).

Destaca-se a participação dos professores de Sociologia da rede pública do Paraná, dos graduandos em Ciências Sociais (Licenciatura) nos mini-cursos e GTs, com diversos trabalhos apresentados. As intervenções, questionamentos, diálogos, etc., demonstraram o intenso interesse dos participantes. O conjunto das discussões expressa os dilemas e avanços dos diretamente envolvidos com o ensino de Sociologia.

A possibilidade do debate construtivo e de compartilhar experiências, dúvidas e até mesmo as angústias, marcaram positivamente o III Simpósio. Este proporcionou um fórum privilegiado para o ensino-aprendizagem mútuo. São momentos como este que desafiam a universidade a cumprir a sua responsabilidade social e a derrubar os muros que nos separam da realidade escolar externa ao campus. São falas e olhares, indagadores, experiências de vida que rompem a racionalidade gélida e burocrática do habitus academicus.

É do humano que se trata e as teorias só fazem sentidos se humanizadas e inseridas no mundo real do demasiado humano. A discussão sobre a formação dos professores incide necessariamente sobre as dificuldades inerentes a uma relação humana especial entre educador e educando. O foco nas teorias, nos recursos didáticos, etc., é insuficiente se esquecermos esta simples e pura verdade. E o que vi e ouvi nestes dias, por exemplo no mini-curso Educação Participativa e Metodologia de Ensino em Sociologia, ministrado pelo Prof. Eric Gustavo Cardin (UNIOESTE), e também nos GTs e conferências, confirmam-no. Não é menos significativo que este debate ocorra no locus do campus, pois somos os que formam os professores que educarão os jovens no Ensino Médio.

Participei como ouvinte, aprendiz. E foi enriquecedor. Aprendi muito e agora conheço melhor a realidade do Ensino de Sociologia. Tive também a oportunidade de aprender sobre O humano e o não humano: diálogo, conflitos, e silêncios, mini-curso ministrado pela Profa. Eliane Sebeika Rapchan (DCS/UEM), que me proporcionou refletir sobre outros temas e áreas e, sobretudo, sobre o ser humano. O resultado positivo imediato foi o estímulo a ler a bibliografia pertinente (já tenho em mãos o Mãe Natureza: uma visão feminina da evolução…, de Sarah Blaffer Hrdy).[1] Ainda tive a alegria de ser presenteado com o livro A Sociologia no Ensino Médio: uma experiência, organizado pelo Prof. César Augusto de Carvalho (UEL) e lançado no evento. [2] Obrigado!

Faço o agradecimento público aos que proporcionaram este aprendizado e, assim, contribuíram para a minha formação humana e intelectual. Agradeço, em especial, à amiga Profa. Zuleika Bueno (DCS/UEM) e aos organizadores do evento, com destaque para os discentes do Laboratório Itinerante de Ensino de Sociologia e todos os que contribuíram para a realização do evento. Meu sincero muito obrigado e parabéns!

A vida é um contínuo aprendizado! É risível o comportamento dos especialistas que se acham sábios, isolados em suas minúsculas ilhas de saberes especializados.


[1] HRDY, Sarah Blaffer. Mãe Natureza: uma visão feminina da evolução: maternidade, filhos e seleção natural. Rio de Janeiro: Campus, 2001 (695 p.).

[2] CARVALHO, César Augusto de. (Org.) A Sociologia no Ensino Médio: uma experiência. Londrina: Eduel, 2010 (220 p.).

 

5 comentários sobre “III Simpósio Estadual de Formação de Professores de Sociologia

  1. Olá Professor Ozaí!
    Sou estudante da UEL e participei do mesmo mini-curso que voce sobre metodologias do ensino.
    Concordo plenamente com suas considerações. Acho que a problemática do ensino de sociologia, contribui para um revigoramento da nossa ciencia/disciplina. O mini-curso nos mostrou uma sociologia em conexao direta com o mundo real, e o que é melhor, numa prosa CLARA, e de fácil compreensao. Isso nos mostra que uma outra comunicação é possivel às Ciencias Sociais. Precisamos desencastelar o conhecimento.
    Abraco

    Marcelo

  2. boa noite ozai quero parabenizar pelas informaçoes que tenho lido no ceu blog, e te pedir que fasa um conmentario sobre o problema do brasil que eu estou fazeno um trabalho em minha região do mau que isso causa pra todos nós.

  3. Olá, Sou professor de Sociologia do IFBA e congratulo a iniciativa da Universidade Estadual de Maringá. Precisamos articular esse debate em escala nacional e publicizar nossos produtos. Gostaria de ter mais informações sobre o evento.
    Saudações.

    • Ozaí,

      De início, parabéns elos artigos e a diversiadae dos seus temas, todos muito oportunos e úteis.

      Sobre o Simpósiio de Sociologia gostria de ter acesso às conclusões sobre a didática do ensino dessa Ciência, pois desde a sua implantação no segundo grau, em todas as séries, a carência tem sido muito grande e, em especial, começa a ocorrer uma vulgarização na transmissão dos conteúdos, pois a disciplina passou a ser considerada como “complemento de carga horária” para professores sem a mínima condição de assumlí-la.

      O que fazer? Você percebe isso por aí também?

      Grato

      Zewalter

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s