Cientistas Sociais da turma “Caio Prado Júnior”: PARABÉNS!

para Ana Carolina Furlan Martins

Nesta quinta-feira, 27.01. 2011, participei de mais uma Cerimônia de Colação de Grau. Foi a terceira consecutiva. Um feito para quem se mantinha arredio quanto a rituais deste tipo e não compareceu à própria formatura. Mas, é muito difícil resistir à manifestação de carinho e reconhecimento. Como recusar a homenagem e não compartilhar deste momento muito especial em suas vidas? Afinal, são momentos como este que fazem valer a pena ser professor.

Certo, há o ritual com todas as formalidades, discursos, etc. É preciso paciência, mas na terceira vez torna-se mais fácil. Há também certa dose de religiosidade nas falas, que extrapolam o caráter laico da solenidade – às vezes, desnecessariamente. Tudo é detalhadamente planejado, ensaiado. Os organizadores orientam e até parecem temer que protocolo seja atropelado. Aliás, é preciso registrar a quantidade de pessoas que um evento deste tipo envolve, desde as senhoras que servem água e fazem a limpeza, enquanto todos estão ainda inebriados com a experiência da Colação, aos que cuidam da segurança, os que organizam a entrega dos certificados, os que apresentam e chamam cada um dos formandos a receber o papel que simboliza a conclusão do curso, os músicos, fotógrafos, etc.

Em meio a tanta gente, inclusive as autoridades convidadas, os personagens mais importantes dessa encenação ritualística não tão moderna são, é claro, os formandos. Toda a solenidade é em função deles. Nós, professores, membros da mesa, autoridades, organizadores, etc., compartilhamos dessa ocasião como coadjuvantes.

Mudam os personagens, mas o rito e o cenário permanecem os mesmos. Como em 2009 e 2010, as cenas repetem-se: rostos extasiados, olhos lacrimejantes, lágrimas que escorrem pela face, pulos e gritos de alegria, gestos de contentamento e gratidão para os pais, familiares e amigos presentes na platéia. Mas, não são os mesmos rostos, as mesmas lágrimas, e sim outras faces, outros olhos e outros nomes. A alegria, o choro, a emoção é real e própria de cada indivíduo. E, partícipes deste momento, é impossível não ultrapassar as fronteiras da razão, sermos tomados pela emoção e compartilhar intensamente. Pensando bem, também somos parte dessa caminhada.

Percebo a sensação de vitória em seus semblantes. O certificado de conclusão do curso é uma conquista. O grau de dificuldade não diferencia uns e outros. Se para uns o caminhar até este instante foi repleto de obstáculos que pareciam gigantes e intransponíveis, para outros a caminhada se revelou menos cansativa e mais suave.

Agora, no entanto, todos são iguais, equiparados pelo título formal que os qualificam como Cientistas Sociais e abrem-lhes possibilidades de novos trajetos. Não são mais os mesmos, foram qualitativamente transformados neste percurso. Novas batalhas virão, novos desafios e obstáculos. Mas esta já é outra história.

As marcas indeléveis, positivas e negativas, da experiência da graduação em Ciências Sociais, na Universidade Estadual de Maringá, os acompanharão. Lembranças de momentos alegres, mas também difíceis e tristes, se mesclarão. Afinal, a corrida pela vida não é feita apenas de vitórias.

Em meio a tudo isto, há a sensação especial de dever cumprido e a alegria de ter sido escolhido como patrono da turma. É a terceira vez consecutiva que tenho a honra de ser homenageado. Meu sincero muito obrigado, parabéns a todos e boa sorte!

Não obstante, há uma ausência marcante que se faz sentir. E uma pergunta ainda cala fundo em nosso ser. Por quê? Ana Carolina, sentimos sua falta, o que é uma forma de dizer que você está presente.

2 comentários sobre “Cientistas Sociais da turma “Caio Prado Júnior”: PARABÉNS!

  1. Ozai e colegas.
    Apesar de não conhecer e não saber o motivo, também senti falta de Ana Carolina.
    Parabéns pela sensibilidade.
    Abraço

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s