2 comentários sobre “15 anos do jornal Opinião Socialista em 15 minutos

  1. No passado, cada partido da classe trabalhadora tinha o seu jornal. O que aconteceu com essas publicações? Se o jornal é tão importante, por que, então, o PSTU é praticamente a única organização de esquerda que mantém um jornal regular?

    As organizações reformistas e burocráticas, como o PT e o PCdoB, não publicam jornais porque não se preocupam em elevar a consciência política e o nível de combatividade dos trabalhadores, porque se adaptaram aos gabinetes parlamentares, aos aparatos sindicais burocratizados e ao Estado burguês. Ora, para quê discutir Iraque e Afeganistão se isso não me ajuda e eleger deputados e vereadores? Para quê explicar aos trabalhadores o caso Palocci se isso questiona o governo Dilma, que “me deu um carguinho e me paga um dinheirinho?”

    Outras organizações, como o PSOL, por exemplo, não têm jornal por um motivo distinto: porque são formadas por um amontoado de correntes que quase nunca concordam em nada entre si. Um jornal editado pelo PSOL não poderia se posicionar sobre a situação em Cuba, sobre as traições da CUT ou sobre a legalização do aborto porque dentro desse partido não há acordo sobre esses assuntos, e nenhuma das correntes aceita se submeter à vontade da maioria. Ele seria mudo diante dos principais fatos da luta de classes.

    A longevidade do Opinião Socialista se deve à reafirmação constante de seu caráter leninista: ou seja o jornal enquanto órgão central para o partido, que tenha tanto a função de um “organizador coletivo”, como de um “propagandista” e “agitador” político. E isso submetido a uma estratégia: a construção de um partido revolucionário e a revolução socialista.

  2. QUERIDO PROFESSOR
    APÓS ESTA APROXIMAÇÃO E TROCA DE POST SOMENTE AGORA PERCEBI SUA PREDILEÇÃO PELO TROTSKISMO. ASSIM, VENHO MANIFESTAR RESPEITO E DISCORDÂNCIA E DIVERGÊNCIA IDEOLÓGICA. OUTROSSIM, ISTO NÃO IMPEDE A UNIDADE DE AÇÃO.
    UM ABRAÇO

    antonio

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s