7 comentários sobre “Entrevista com o sociólogo Silvio Caccia Bava sobre o protesto dos jovens na Inglaterra

  1. Professor, vi este vídeo agora a pouco no Facebook do Renato. Que bom que nem todo o sociólogo que aparece como convidado da globo para comentar se vende. Uma pena que ele não irá voltar la depois do que disse. Bom, só se a globo mudar ou virar masoquista kkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Sim, o sociólogo dá uma resposta “sociológicamente correcta”. No entanto, posições como esta, não me parecem estar de acordo com o rumo que as sociedades estão a tomar. É um discurso conotado politicamente (com a esquerda) e é precisamente este tipo de discurso que é responsável pela ascensão da direita neoliberal na Europa. Convém não esquecer que a maior parte das pessoas pobres (ou com escassos recursos) não partem montras, incendeiam carros, assaltam residências e estabelecimentos comerciais para roubar LCD´s e ipod´s. Não podemos também ignorar o facto de, neste momento, independentemente das causas (e dos causadores) da crise financeira, vivemos nesta sociedade e não numa outra, onde os recursos são infinitos e se pode pagar aqueles que não conseguem ter um emprego (ou não se sujeitam a um qualquer)…

    • “Não temam a destruição de mercadorias. Não se assustem ante os saques de lojas. O fazemos porque é nosso. Vocês (como nós no passado) foram criados para levantarem todas as manhãs visando fazer coisas que mais tarde não serão vossas. Recuperemo-las e compartamo-las. Tal e como fazemos com nossos amigos e o amor”.
      “Carta aberta dos trabalhadores atenienses à juventude insurreta”, dez/2008

  3. A análise do Silvio Bava é muito, mas muito boa mesma. Deixa “sem fala” os seus entrevistadores de tão surpresos com as respostas que ouvem às perguntas que fazem. Levaram para a entrevista alguém que não é “comportado” como esperavam. Como para todo fato há pelo menos duas versões, e nem se trata de sugerir que a oportunidade faz o delito, recomendo que se assista o seguinte vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=DNh-fTv1Gm8 [You Tube: London Riots 2011 – Man Helped and Then Robbed. (Malaysian student / Asyraf Haziq)]. Isso não tem nada a ver com manifestação de jovens ou capitalismo britânico (o que quer que seja que isso possa significar). A natureza humana é tétrica!

  4. Excelente fala a do Silvio, esclarecedora e crítica ao que vem veiculando a imprensa brasileira que sem conhecer acusa os jovens que se insurgem contra os dissabores e o apodrecimento do capitalismo britânico.

    • CARACA AI, DEMOROU CHUPA GLOBO! ESSE VIDEO PRECISA SER VIRALIZADO, VI NO FAVE DA MARCHA DA LIBERDADE E JA TA PASSANDO PRA FRENTE, AFINAL NAO FOI NO JORNAL, QUE SERIA CORTADO NO MEI . MAS É ISSO UM TAPA NA CARA DESSES REPORTERZINHOS DE MERDA Q VENDEM SUA AUTOCRITICA, DISCERNIMENTO E VONTADE PROPRIA PELOS SALARIOS DA FABULA QUE RECEBEM, NO FIM DAS CONTAS AO MOMENTO DOS SAQUES E REVOLTAS MUNDIAIS, OU SEJA , EM BREVE, QUANDO O MUNDO PARAR, SERA O MOMENTO DA ESCOLHA! MOMENTO DE DIVULGAR O PROJETO VENUS E O A OPÇÃO PELO BEM, PELO PROGRESSO, PELA EVOLUÇÃO

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s