Trabalhadores do RU (UEM)

Relato sobre a experiência: O objetivo era evidenciar o trabalho e toda a problemática do ru, mas a vivencia no local mostrou uma extrema preocupação da coordenação, e ao desenrolar dos fatos ela mesma evidenciou que existem problemas mais graves que os detectados visivelmente. Preocupação, medo, autoritarismo e alta burocracia; Sentimentos e relação de poder que não se captam na vídeo-gravação. Há no território do RU uma extrema hierarquia de poder, que vai de uma coordenação superior que centraliza as ações à uma chefia local autoritária e inexperiente na questão de alimentação. Os cozinheiros fazem papel de nutricionistas e o trabalho é manual e pesado, realizado por funcionários de idade avançada.

A insatisfação maior pelos trabalhadores é a falta de uma política de coletividade, as decisões ocorrem sempre de cima para baixo, a carga horária os sobrecarrega, e muitos alegam problemas de saúde. Efetivamente, trabalham cerca de 40 funcionários, sendo que o quadro completo apresenta 49, parte das ausências por motivos médicos e muitos cogitam a saída por alegarem um ambiente de trabalho instável e não harmonioso.

Nas conversas os trabalhadores expressam a vontade de uma política organizacional mais participativa com um dialogo mais próximo, com maior respeito e valorização. A modernização dos equipamentos , a contratação de mais funcionários e nutricionistas aptos para o serviço são outras reivindicações fundamentais para funcionamento adequado
________________________________

Um filme dirigido por Felipe Bonifácio, produzido por Érico Matos e Felipe Stahlhoefer, fotografia de Felipe Bonifácio, montagem de Felipe Bonifácio e Felipe Stahlhoefer e sonoplastia de Felipe Stahlhoefer.

Fonte: http://www.youtube.com/user/MovimenteseDCEUEM

Ps.:  Parabéns aos acadêmicos pela produção deste vídeo!!!

2 comentários sobre “Trabalhadores do RU (UEM)

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s