Construtores do Brasil – Luís Carlos Prestes

Nasceu em Porto Alegre (RS), no dia 3 de janeiro de 1898, e morreu no Rio de Janeiro (RJ), em 7 de março de 1990.

Chefiou a grande marcha da Coluna Prestes durante 29 meses e 25 mil quilômetros pelo interior do Brasil. Foi secretário-geral do Partido Comunista. Comandou o movimento modernizador e preparatório da Revolução de Trinta.

Fonte: TV Câmara, 06.05.2006

2 comentários sobre “Construtores do Brasil – Luís Carlos Prestes

  1. Fiz um trabalho sobre Prestes na graduaçao, baseado no filme, “O Cavaleiro da Esperança”??, se nao me engano. Diferentemente do professor da matéria, acho que
    Prestes se equivocou profundamente, ao se aliar a Getúlio e participar do “queremismo”. Foi um grande personagem, e talvez, a controvérsia seja proporcional as paixoes que desperta ainda hoje nos meios acadêmicos. Num país tão pobre de heróis, Prestes, poderia ter se destacado, mas… Somente a história nos fará justiça.

  2. Que coisa melancolica e lisa, indigna desse grande idealista, impulsivo a ponto de ser um joguete nas maos de Getulio, impulsionador de um movimento épico como a marcha pelo interior do Brasil e de uma desastrosa imprudência mal informada como a chamada “intentona”.
    Para mim, Prestes é sobretudo uma das figuras mais românticas do Brasil. Com tudo que isso implica de grandeza e de visao idealizante do mundo.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s