Robert Darnton – O Futuro do Livro

Robert Darnton, diretor da biblioteca de Harvard, fala sobre o futuro do livro num mundo que observa a massificação da internet e a popularização dos leitores eletrônicos. Autor de “A questão dos livros” e à frente da Digital Public Library of America, iniciativa que deve disponibilizar online e de graça 2 milhões de livros a partir de 2012, o historiador fala também do papel que as bibliotecas devem assumir num futuro próximo.

Fonte: UNIVESP TV

4 comentários sobre “Robert Darnton – O Futuro do Livro

  1. …no Brasil ….. sobre a pergunta “quem assumirá a produção eletrônica do livro”, desconfio que aqui em nosso esplendido país será a iniciativa privada …..

  2. […] Robert Darnton, diretor da biblioteca de Harvard, fala sobre o futuro do livro num mundo que observa a massificação da internet e a popularização dos leitores eletrônicos. Autor de “A questão dos livros” e à frente da Digital Public Library of America, iniciativa que deve disponibilizar online e de graça 2 milhões de livros a partir de 2012, o historiador fala também do papel que as bibliotecas devem assumir num futuro próximo. LINK: https://antoniozai.wordpress.com/2012/06/20/robert-darnton-o-futuro-do-livro/ […]

  3. Concordo com a opiniao expressa sobre a questao do futuro do livro face ao desenvolvimento das tecologigas de informacacao e comunicacao elctronicas. No entanto, ainda e uma miragem nos paises subdesenvolvidos que ainda nao ha acesso massivo das tecnologias de informacao e comunicacao como Mocambique!

  4. O livro, a meu ver, é a forma arcaica de ler. A preferência que o professor em questão ainda tem pelo livro físico baseia-se em que pode fazer anotações. Pelo jeito ele não sabe que é possível, sublinhar, anotar, escrever comentários muito mais facilmente num livro eletrônico do que num físico. A menos lque ele não saiba digitar com presteza. Será que ele sabe que pode voltar as páginas simplesmente mandando “localizar”? A única desvantagem do livro eletrônico em computador pessoal é que não podia ser levado para o banheiro. Hoje, até esta limitação acabou com o I pad e outros gadgets.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s