300 mil

Clipboard02O blog ultrapassou os 300 mil acessos – sem considerar os 5.852 seguidores que recebem as atualizações. Considerando o perfil do blog, o fato de a publicação ser, geralmente, semanal, e a inexistência de qualquer outro atrativo, é de alegrar o autor. O amigo Walterego, em tom bem-humorado, sugeriu o oferecimento de espaço publicitário! Não seria rentável e comprometeria o blog. Não há ganho maior do que a leitura e os comentários. A maior alegria de quem escreve e saber-se lido.

300 mil acessos não significam necessariamente 300 mil leitores. A overdose de sites, blogs, etc., tem o efeito colateral da pressa, do clique que visualiza mas não se detém na leitura do conteúdo. Há excesso de informação e possibilidades. O acessar indica o interesse despertado, mas não que o internauta seja um leitor. É uma possibilidade! Mas é lícito imaginar que boa parte dos que acessam lêem. A marca de 7.244 seguidores, no momento, indica uma certa permanência.

Em especial, a quantidade dos que comentam é um indicativo importante, além da qualidade dos leitores. Nem sempre é possível responder a todos e isto pode frustrar quem espera retorno. Peço desculpas e a compreensão! Contudo, ainda que não responda, sempre leio com atenção e dedicação. Sou grato aos que comentam, pois instigam a reflexão – mesmo quando a crítica é descabida e as vezes passa a impressão de que o texto foi lido apressadamente; sem contar os momentos em que o autor é criticado pelo que não promete, pois não se leva em conta o perfil e as restrições inerentes ao espaço. Escrever é se expor publicamente. Então, devemos aceitar o ônus, mesmo quando injusto.[1]

Por outro lado, embora muitas vezes a escrita provoque polêmicas, resisto a nutri-las. Em geral, leio, reflito e aprendo com o argumento. Exercito a paciência e aceito o direito de divergir. A divergência é pedagógica. Porém, como afirmei em outro momento, não escrevo para fazer cabeça ou converter. Não quero impor a verdade, nem conquistar seguidores – é suficiente que sigam o blog e o twitter. Estou aberto a dialogar e aprender. Na medida em que a polêmica delimita trincheiras instransponíveis e anula o diálogo, não vale a pena polemizar![2] Talvez esta postura frustre um ou outro leitor que, inclusive, deixe de acompanhar o blog. Paciência! Preferia tê-lo como crítico contundente, mas compreendo e respeito!

300 mil acessos é um marco a ser comemorado. Afinal, quem escreve almeja leitores. Ser lido amplia a responsabilidade do escritor, especialmente se consegue cativar o leitor. Escrever é também uma forma de conversar, de afirmar a existência e aproximar-se do humano. Para além dos elogios e das críticas dos leitores, fica a certeza de que não estamos sós. Escrever é um exercício de resistência à solidão, ainda que o eu envaidecido imagine-se livre de condicionamentos sociais e inatingível. O melhor espelho é o outro, sós tendemos ao auto-engodo. Por isso, renovo aqui o agradecimento dirigido aos leitores em outras oportunidades:

O leitor, portanto, é alguém muito especial. Quando lemos um texto, estamos priorizando-o em meio aos muitos que não nos conquistam, que não nos interessam. O autor deve alegrar-se e sentir-se grato aos leitores que dedicam parte importante das suas vidas para lê-lo. Considerando-se a quantidade de textos disponibilizados e a facilidade de acesso, o autor deve cultivar com muito carinho a relação com os leitores, ainda que eles sejam, como dizia alguém em tom irônico, reduzidos a menos de meia dúzia. Ele deve agradecer até mesmo ao crítico, mesmo que se considere injustiçado, pelo simples fato deste ter se ocupado com o seu texto. O autor, seja quem for, deve agradecer à sua excelência o(a) leitor(a).[3]

Muito obrigado. Permaneço aberto às críticas e sugestões!


[1] Sugiro a leitura de Sobre o elogio, a crítica e a polêmica, publicado em 22/09/2012.

[2] Ler Vale a pena polemizar?, publicado em 15/10/2011.

[3] Ler Vossa Excelência, o(a) leitor(a), publicado em 22/03/2008; e, Agradecimento aos leitores!, de 24/09/2012.

23 comentários sobre “300 mil

  1. BOA NOITE, PROF. ANTÔNIO

    É SEMPRE UMA ALEGRIA ESCREVER-LHE.. COMEÇO PEDINDO-LHE DESCULPAS, PELAS LETRAS MAIÚSCULAS E PELOS POSSÍVEIS ERROS DE DIGITAÇÃO.COM A SUA ALMA LINDA E GENEROSA, SEI QUE ENTENDERÁ UMA PESSOA COM PROBLEMINHAS VISUAIS E DE COORDENAÇÃO MOTORA E DISPENSARÁ A ETIQUETA.DA INTERNET. MINHAS MOLÉSTIAS CRÔNICAS, JAMAIS ME DERRUBARÃO, PODEM ATÉ ME ATRASAR, MAS NUNCA ME IMPEDIRÃO TOTALMENTE DE FAZER O QUE AMO.
    O MESTRE FALA COM SABEDORIA E SENSIBILIDADE, QUANDO DIZ QUE:” A MAIOR ALEGRIA DE QUEM ESCREVE É SABER-SE LIDO.” SINCERAMENTE, IMAGINAVA MAIS DE 300 MIL ACESSOS E, DIFICILMENTE, AO ACESSAR O(A) LEITOR(A) DEIXARÁ DE LER TODO O TEXTO.
    ADMIRO MUITO O SEU RESPEITO PELO LEITOR, SUA MANEIRA HUMANA E AMÁVEL DE ESCREVER.IMAGINO O PRAZER E O PRIVILÉGIO QUE É TÊ-LO COMO PROFESSOR, ASSISTIR AS SUAS AULAS,SUAS PALESTRAS, SEUS SEMINÁRIOS..QUISERA TER VINTE ANOS MENOS,UMA BOA SAÚDE. MAS, SER SUA LEITORA JÁ É UMA GRANDE ALEGRIA.
    QUE VENHAM .MILHÕES,DE ACESSOS, QUE AS PESSOAS APRENDAM A PENSAR E PRINCIPALMENTE, A VOTAR BEM.
    QUE SURJAM PESSOAS COMPETENTES E HONESTAS EM NOSSOS GOVERNOS.
    MESTRE ANTÔNIO, A GRAÇA E O AMOR DO NOSSO PAI ESTÃO NA SUA GENEROSA PESSOA.
    OBRIGADA. UM AGRADECIDO ABRAÇO DA SUA LEITORA,
    VERA LINDEN

    Curtir

  2. Parabéns prof. Ozaí! Desejo vida longa a esta iniciativa que já me “acompanha” em sala de aula há algum tempo! Isso mesmo, além de ler e acompanhar o vosso blog, as matérias, textos de diferentes autores e, particularmente os seus com cujas ideias em geral, muito me identifico e com aquelas com as quais não concordo, muito me são úteis para a reflexão; indico em sala de aula para os alunos de História, Geografia, Pedagogia e letras, faço uso e cito constantemente textos aí puvlicados. Ainda não tive coragem de enviar nenhum texto mas, quem sabe hora dessas boto a rigorosa autocrítica para cochilar, espanto a covardia e lá vai…
    Reitero, parabéns e vida longa ao blog!!!

    profa. Márcia Ciscati

    Curtir

  3. Parabéns, sempre professor Ozaí! De fato, suas postagens são muitos instigantes e sempre nos trazem ótimas reflexões.
    Um grande abraço,
    Jonas

    Curtir

    • Jonas,

      meu sincero muito obrigado.
      Seus comentários também são instigantes e contribuem para a reflexão, minha e dos leitores. Vc é um interlocutor especial, sorte a minha de poder contar a sua contribuição. Desculpe por nem sempre responder aos seus comentários, mas suas palavras sempre são lidas e são especiais.

      Abraços e ótima semana

      Curtir

  4. Que site mais viril, não!!!! Uma potencia!! Talvez seja uma extensão do Ozaí. Parabéns pelo site, pela discussão sempre instigante, polêmica, acredito que pôr em debate qualquer assunto é democrático, possibilita aprendizado, interação, nos sentimos ativos mesmo dentro de uma virtualidade, sinto falta, ainda, de discussões sobre arte e literatura para um publico variado, não necessariamente da área. Sinto falta de discussões que tratem sobre a identidade do nosso povo, que parece estar se manifestando sem bandeiras pq não reconhece o próprio rosto.
    Bom, parabéns!!!!

    Curtir

    • Carolina,

      muito obrigado.
      Neste semestre sou responsável por uma disciplina cuja temática, entre outras, é o nacionalismo. Seu comentário contribuiu para pensar possibilidades. Meu sincero agradecimento. Talvez possamos tratar desse assunto na revista, com um dossiê. Vou pensar no assunto. Vc tem interesse em escrever? Tem alguma indicação?

      Abraços e ótima semana

      Curtir

  5. Dr. OZAI, Parabéns pelos 300 mil acessos em seu blog, seus artigos são ótimos! Com certeza, as pessoas gostam mais de criticar do que elogiar, mas com certeza com a leitura de seus textos nós aprendemos e crescemos culturalmente. Maristela

    Curtir

    • Pedro.

      muito obrigado.
      Vc é um dos mais assíduos leitores que comenta meus escritos. Sempre instigante e esclarecedor, contribuindo para a minha formação humana e intelectual. Meu sincero agradecimento.

      Abraços e ótima semana

      Curtir

    • Áurea,

      meu sincero muito obrigado por ler e comentar. Vc está entre as mais assíduas. Perdoe por nem sempre responder, mas tenha certeza de que leio suas palavras com carinho e atenção e aprendo com elas.

      Abraços e ótima semana,

      Curtir

Comente!