Dialética da religião

Não sou católico, mas fiz questão de participar do ritual de crisma da minha filha. Para além das minhas opiniões sobre as religiões e ideologias seculares, esse foi um momento importante na vida dela. O amor de pai está acima das idiossincrasias e a atitude que tomamos diante de determinadas circunstâncias tem papel pedagógico. Educamos mais pelas ações do que pelo discurso. Minha filha sabe o que penso sobre a catequese, crisma e a religião em geral; mas também sabe que respeito as suas opções e crenças. A religião, já disse o filósofo alemão, é o ópio do povo. E, desde então, o dito é repetido acriticamente.

O que aparenta irracional ao descrente, pode parecer plenamente racional ao que professa a fé. O racional e o irracional não são unívocos. Como ressalta Julien Freund:

“Com efeito, acontece tratarmos como irracional uma atividade em razão de um ponto de vista exterior mais racional, embora ela comporte em si mesmo uma racionalização. A um ser irreligioso toda conduta religiosa parece irracional, da mesma forma que o ascetismo passa por irracional aos olhos do hedonista puro. O inverso é igualmente verdadeiro. Em suma, em geral a discriminação entre o racional e o irracional se faz em nome de certos valores que preferimos a outros, quando no fundo toda ideia de valor repousa sobre um momento subjetivo e irracional”.*

A fé é experienciada e racionalizada. Ao que não acredita resta respeitar o sentimento religioso, não lhe cabe julgar a religiosidade manifestada pelo outro. Espera-se a mesma atitude de respeito em relação àquele que não crê em Deus. Infelizmente, isto nem sempre ocorre. Quanto mais predomina o espírito de seita, maior o fanatismo e a intolerância mútua. Se o irracionalismo religioso nega ao outro o direito de professar outra doutrina e, ainda mais, o direito de não acreditar, o ateísmo também pode ser tão irracional e intolerante quanto fé do teísta.


* FREUND, Julien. Sociologia de Max Weber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1975, p. 105-106.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s