Perversão do mercado!

No primeiro semestre deste ano, o agronegócio bateu todos os recordes e teve lucratividade como nunca na história desse país! Demanda aquecida, preços elevados no mercado internacional e dólar em alta explicam o boom!

Enquanto as exportações superam as expectativas mais otimistas, o país aumenta a importação de soja e milho. “Nos seis primeiros meses deste ano, o país teve de trazer do mercado externo 176% mais soja e 151% mais milho do que em igual período do ano passado”, informa Mauro Zafalon.* Os alimentos são vendidos para o mercado externo e o país produtor tem que ampliar suas importações. Com a moeda desvalorizada, importar não é um bom negócio. Como os economistas explicam isto? Difícil de compreender!

A alegria de poucos contrasta com a realidade dura e cruel de milhões de seres humanos incluídos nas estatísticas da insegurança alimentar, isto é, pessoas que literalmente não tem a certeza de que terão o que comer. O mercado se impõe à fome de milhares, à vida. Os altos ganhos monetários com a exportação contribuem para elevar os preços internos e aumentar a inflação. A maioria da população brasileira perde, mas o agro é pop! Há algo de errado nesta lógica econômica! Mas não importa! O que importa mesmo aos pervertidos do mercado é o lucro. Esta é sua razão de ser, o fundamental.


* Ver “Agro nunca exportou tanto, mas consumidor brasileiro sente no bolso”, FSP, 1/07/2021, disponível em https://folha.com/dq8yokm3 (também fonte da imagem).

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s