quem sou eu

Professor do Departamento de Ciências Sociais na Universidade Estadual de Maringá (DCS/UEM), editor da Revista Espaço Acadêmico e autor de Maurício Tragtenberg: Militância e Pedagogia Libertária (Ijuí: Editora Unijuí, 2008).

54 comentários sobre “quem sou eu

  1. Olá, prof.a Ozaí

    No próximo dia 27, às 13h30, no auditório do Dacese, será realizada a primeira oficina do Plano Diretor (PD) do câmpus sede da UEM, com o tema Qual é o território da UEM? Participarão da atividade os integrantes da Comissão de Elaboração e membros da Comissão de Mobilização e Acompanhamento, designados pelas unidades da instituição que representarão. No dia 26, às 8h, no Sinteemar, será realizada a apresentação do diagnóstico e da metodologia do processo participativo do PD para os funcionários técnicos da Universidade. Todas as informações relativas aos eventos estão em http://www.sites.uem.br/planodiretor_uem e http://www.facebook.com/planodiretoruem. Contato: (44) 3011-4287.

    Curtir

  2. Olá prof. Ozaí, tudo bem? Espero que sim. Descobri seu blog essa semana e gostei bastante! Já li alguns artigos seus postados na Revista Espaço Acadêmico e tenho uma obra sua “História das tendências no Brasil”. Na sua biografia anexa a essa obra diz que você e (ou era) militante do PT? Gostaria de lhe perguntar, se não for incomodo, você continua militando em alguma corrente política?

    Abraço.

    Curtir

  3. Conheci textos teus e foram importantes para a tese que escrevi Pedagogia Anarquista e ensino de Geografia: conquistando cotas de liberdade (2009, FCT-UNESP). Decidi me tornar palhaço e faço parte do Grupo de Circo Rosa dos Ventos de Presidente Prudente. Obrigado

    Curtir

  4. boa tarde ,

    Crash é o assunto que as autoridades colocam como uma visão linear da sociedade com tampões laterais, pra que a visão superior do entendimento holistico não chegue a uma realidade social de nosso povo americano.
    No entedimento:- o nosso povo é considerado e menosprezado como sem cultura, tecnologia, sem invenções, e também fragéis na informação cientifica, que nos são furtadas períodicamente por aqueles desenvolvimentistas. Na verdade eles tem é pavor do nosso desenvolvimento em geral(social-economico-ambiental).

    Curtir

  5. Antonio Ozaí da Silva, eu sou uma aluna do 3 ano do ensino médio 😀
    Como todos na minha idade já mudei de ideia varias vezes. Comecei com arquitetura,fui pra engenharia civil,dps psicologia,voltei pra engenharia,pensei em matematica, e agora estou em duvida entre historia e ciências sociais. Esquisito neh? Sempre gostei muito de exatas e humanas, e tive que decidir entre elas. E percebi q eu não viveria sem humanas,mas sem exatas eu consigo 😀
    Já li em vários lugares sobre ciências sociais e amei o curso, mas o que me põe em duvida é o mercado de trabalho. Ainda não entendi direito como é.De modo simples.
    Obrigada,
    e desculpa por ocupar o seu tempo. 😀

    Curtir

  6. Meu Caríssimo Ozatí!
    Sou um profissor espanhol muito interessado na cultura portuguesa e com a possibilidade de ver filmes subitulados nessa língua. Descobri entretanto o site http://www.makingoff.com e quando cliquei no link, percebi que o site mencionado no mesmo só aceita visita de membros cadastrados. Quando tentei me cadastrar, recebi a mensagem “This site is set to Invite only, You will require an invite key to register.” Por acaso tens idéia de como fazer para acessar o site?

    Muito obrigado!

    Frederic Johnson

    Curtir

    • Caro Frederic,

      boa noite.
      O site é restrito, apenas os cadastrados podem acessar.
      E o cadastro é feito por convite. Estes, por sua vez, são distribuídos segundo critérios dos administradores do site. Infelizmente, não fui agraciado e não tenho como convidá-lo. Se precisar de algum filme posso ver se tem disponível e enviar o torrent.

      Abraços e tudo de bom,

      Curtir

  7. Olá… Meu nome é Joel, sou de Ribeirão Pires…. Há muitos movimentos sociais no Brasil que lutam pela queda do capital, mas suas ações são locais e muitas vezes demasiadamente coorporativistas. São poucos os movimentos sociais não ligados a estruturas partidárias ou que não estejam sendo subsidiados por empresas. Há muitas
    pessoas sonhadoras, o que falta é juntá-las em um único projeto, uma única bandeira. Concordo com a sua opinião sobre o voto nulo. Um movimento nacional sobre esta questão poderia ser interessante… Como também um movimento nacional para a implantação de um canal aberto de rede de tv exclusivo para movimentos sociais. Afinal de contas somos nós que somos donos por direito e não por concessão…Bem haveríamos de pensar em um fio condutor que inicialmente tivesse apoio e apelo popular…
    Por favor, comente esta opinião…
    Abraços
    Joel Jonas

    Curtir

  8. Olá, Ozaí! Tudo bem?
    Sou estudante de jornalismo e gostaria de fazer uma matéria a respeito de maringaenses (ou pessoas da região) que tenham tido alguma participação no último FST. Conhece alguém? Gostaria de falar a respeito?
    Se quiser entrar em contato, me adicione no facebook – Julianne Lam.
    Ou, se quiser, me mande um e-mail em resposta: julianne.lam@hotmail.com

    Abraço!

    Curtir

  9. Encontrei seu bog pesquisando sobre pedagogia libertária para um trabalho acadêmico e dele fiz e faço boas leituras, sempre naquilo que me interessa. Gostei das tuas reflexões Natalinas e poesias de Drumond (me encontrei lá…).

    Curtir

  10. Boa noite professor, tudo bem? Estamos organizando o último evento do Espaço do Saber neste ano e creio que o tema seja de seu interesse! caso queira e possa participar ficarei muito feliz! deixo abaixo o convite e caso possa gentilmente enviá-lo para seus contatos ficarei muito grato!

    quando puder visite nosso blog Jornal Psicologia em Foco

    Abração e obrigado pela atenção

    Vinicius Romagnolli

    ESPAÇO DO SABER
    APRESENTAÇÃO
    O “Espaço do Saber” é um grupo de debates e difusão do conhecimento em Maringá, que oferece acesso a discussões de temas emergentes e relacionados à cultura e sociedade.
    Idealizado pelos membros do “Jornal Psicologia em Foco”, o projeto tem como proposta difundir saberes em um ambiente extra-acadêmico, a partir de palestras, filmes e textos.
    As palestras e os cursos apresentam o diferencial de serem ministrados em pequenos grupos, para promover a troca de ideias e maior interação entre os participantes e os mestres.
    PROGRAMAÇÃO
    O SUJEITO E O OUTRO: AS RELAÇÕES LÍQUIDAS
    Convidada: Juana Ester Kogan Dias
    Data: 09/11/11 (quarta-feira)
    Horário: 20h (com coffee break)
    Local: Auditório Aspen Trade Center (5°andar)
    Investimento: 30,00 (profissionais) – 20,00 (estudantes)
    DEPÓSITO
    Banco: Itaú Agência: 6946 Conta: 09585-5/500
    Informações e Inscrições: jornalpsicologiaemfoco@hotmail.com;
    jornalpsicologiaemfoco.blogspot.com
    9985 9839 (Vinícius)
    Obs: O certificado de 4 horas será entregue aos participantes na data do evento.
    Vagas limitadas!

    Curtir

  11. Olá, Professor,
    Tive o prazer de conhecê-lo na casa de um amigo comum, o J.Pinheiro, de Marília, lembra-se? Pois é, meu caro, neste ínterim (creio que uns quatro anos) produzi um livro acerca do Transtorno Bipolar e Alcoolismo, no qual abordo as condições dadas pela Saúde Pública Mental desde os idos dos anos 70 até este doido século XXI, a partir de minha experiência como “usuário” destes manicômios que hoje milita na Luta Antimanicomial. Gostaria de enviar-lhe um exemplar e para qual endereço . Quem sabe o prof. daria-me a honra de uma crítica sob o ponto de vista histórico, já que sob o psicológico, tive a ventura de ser orientado pela Prof. Mayra Gualtieri, da Unesp de Marília, Psicóloga e doutoranda em Educação, que escreveu um breve prefácio a meu livro, que será lançado no próximo dia 26.11, em Garça SP e 03.12.2011, em São Pauio , capital.
    Desde já o meu agradecimento pela atenção já dispensada.

    Abraços

    Curtir

    • Boa noite Antonio,
      Meu nome é Adalberto Sabino, sou Psicólogo, militante do Movimento de Economia Solidária a cerca de 17 anos, trabalho no município de São Pedro do paraná e estamos preparando uma semana de debates na cidade sobre alcool e outras drogas, gostaria de conhecer seu livro, seria possivel me enviar? Levante os custos do livro e do envio. Abraços…Ah!!! sou Mariliense rsrsr

      Curtir

  12. Muito interessante este blog e muitas informações tb.
    Parabéns por esta iniciativa e pelos assuntos abordados, inclusive este ultimo sobre o direito das mulheres terem ou não seus filhos. Vou postar por lá o que eu acho e sobre os comentários que fizeram.
    Sou professora de teatro de animação no Cefet e trabalho com a vertente social da arte.
    um abraço leticia

    Curtir

  13. Antonio Ozai.

    Enviei um e-mail para vc, mas voltou. Preciso falar com vc, com certa urgência. Por favor, entre em contato comigo por e-mail pessoal. Grata. Beatriz

    Curtir

  14. Boa tarde!
    Caro Ozai, recebo com interesse os teus escritos.
    Sou português, e gostava que me aconselhasses um livro de história do Brasil a partir da independência. Não me interessam os estudos muito extensos que só interessam para académicos.
    O que eu quero é ver a evolução da sociedade brasileira até ao final do séc. XX.
    Se vou comprar às cegas, levo barrete.
    Cumprimentos.
    Matos

    Curtir

  15. Caro Profº Ozaí,

    Sou Danilo, aluno de Jornalismo da Universidade Metodista, tudo bem?
    Estou produzindo uma matéria para o Rudge Ramos Jornal, de São Bernardo, sobre Reforma Política, mais precisamente sobre Voto Obrigatório.

    Gostaria muito de entrevistá-lo para saber sua opinião sobre o tema. Será que você poderia me passar seu email para que eu possa lhe fazer algumas perguntas?

    Grato!

    Danilo Pillan

    Curtir

  16. Caro amigo Professor Antônio Ozaí da Silva

    Sou consultor em turismo, e amante da natureza.
    Gostaria que você noticiasse aos leitores do seu blog um convite meu escrito na marginada abaixo.

    ” Convido a todas as pessoas interessadas em ECOTURISMO, para virem assistir minha palestra sobre NOVIDADES NO ECOTURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL que irá acontecer no dia 06 de ABRIL de 2011 das 14 as 17 hs; na sala de treinamento do LITORAL PLAZA SHOPPING em PRAIA GRANDE (SP); Inscrições gratuitas no Local. Aceitaremos 1 kg. de alimento não perecível c/ N. Fiscal de caixa, se doado voluntariamente “.

    Agradeço antecipadamente. SHALOM.

    Curtir

  17. Professor Ozai

    Apenas meia dúzia de palavras .

    Embora lusomoçambicana ,simples professora de lit,Portuguesa aposentada mas em trabalho gratuito em prol da comunidade na terra onde o 25 de Abril na Unv senior ,agradeço o facto de receber os seus temas para opinar.Amuitos não respondi pq estou muito fora do vosso contexto ,mas segui com muito interesse os temas lançados.

    Espero ser alvo de comunicações para deste modo estar em sintonia com as ansiedades
    do vosso país .

    Aprendi muito.Epor isso a minha gratidão.

    os meus respeitosos cumprimentos

    e até então breve

    Maria de Sá Pires

    Curtir

    • OLÁ OZAÍ

      então, sou militante trotskista e como tal fiquei muito satisfeito com seu artigo sobre a corrente “O Trabalho” do PT, que representa o que há de pior em termos de oportunismo e deturpação das idéias de Trotsky. gostaria de apresentar nesse comentário meus elogios e também perguntar se você algum dia já foi militante do PT

      Curtir

  18. Caro colega; de passagem para cumprimentá-lo pelo blog e sugerir (se ainda não viu), o filme A trégua, baseado no livro homônimo escrito por Primo Levi, sobrevivente de campo de concentração. Muito útil para aulas !

    Abr. Paulo

    Curtir

  19. Profº Ozai,

    sou professor da Faculdade Pio Décimo do Departamento de Pedagogia e, como o curso está lançando sua revista eletrônica, estou estendendo o convite para fazer parte do Conselho Consultivo.

    Abraços,

    Ademir da Costa

    Curtir

  20. Oi, tudo bom?
    Eu estava pesquisando no google sobre a profissão de um editor e encontrei seu blog. Estou decidindo o que fazer e tenho interesse por essa área. Você poderia me dar algumas dicas? me explicar o que faz.. como é.. se é um ambiente bom, tenho pesquisado muito mas não tenho encontrado respostas claras e nada melhor do que ouvir a opinião de um editor de verdade… Não sei se estou no caminho ser, mas se você puder me ajudar, fico grata. Se quiser mandar por e-mail pode ser também, obrigado 🙂

    Curtir

  21. è lastimável presenciar você fazer campanha para a Dilma, hipócritamente, se dizendo Eleitor do Voto Nulo !
    Somel Serp.

    Curtir

    • Caro(a),

      sugiro que leia o último texto publicado neste blog: “Votar nulo ou em Dilma Rousseff?!” Então, se vc analisar bem verá que sua argumentação não procede. Votei em Plínio no primeiro turno; talvez vote nulo ou na candidata do PT neste segundo turno. A decisão é minha, individual; e é meu direito. Como é o seu votar nulo ou no Serra. Neste, aliás, não voto.

      Abraços e tudo de bom,

      Curtir

  22. Quero cancelar minha inscrição,pois não quero mais receber notícias do seu blog. Tentei todos os endereços sem sucesso. Quem sabe agora consiga.
    Regina.

    Curtir

    • caro Ozaí:

      Achei muito interessante sua opinião sobre as eleições porque na
      vardade não temos nenhum candidato decente para presidente da
      república e nem para outros cargos. Gostei de sua opinião.
      Grata Marci

      Curtir

  23. Caro Prof. Antonio Ozaí da Silva
    Estou elaborando um projeto de dissertação para participar de processo de seleção de Curso de mestrado em Educação. E estou bastante solitária nessa pesquisa aqui na cidade de Pato Branco, interior do Estado do Paraná. Estou trabalhando com a seguinte questão: O influente dos organismos intenacionais nas políticas de integração educacional do Mercosul. com foco centrado para a anáilse da qualidade dos programas de pós-graduação. Por essa razão gostaria de perguntar se o Prof. teria a disponibilidade e ou a possibilidade para fazer indicações de artigos, trabalhos e ou referências bibliográficas a respeito da qualidade dos programas de pós graduação nos países do Mercosul, pretendo produzir uma análise camparativa entre Brasil e Paraguai. Compreenderei perfeitamente caso não possa me atender, e dizer que sei de suas inúmeras atibuições e escassez de tempo. E também agradecer e parabenizar pela “Revista Espaço Acadêmico ” , tem sido muito bom receber os textos e artigo publicados. Muito obrigada e parabéns. Profa. Madelaine.

    Curtir

  24. Meu Caríssimo Ozaí!
    Visitei teu site hoje pela manhã e fiquei muito curioso sobre o documentário citado “Comunismo: história de uma ilusão”. Entretanto, quando cliquei no link, percebi que o site “Making off” mencionado no mesmo, só aceita visita de membros cadastrados. Quando tentei me cadastrar, recebi a mensagem “This site is set to Invite only, You will require an invite key to register.” Por acaso tens idéia de como fazer para acessar o site?
    Grande abraço e parabéns pelo post reflexivo sobre o suicídio. Como sempre, demonstras uma invejável (inveja positiva) sensibilidade.
    Prof. Plinio Silveira – Itajai – SC

    Curtir

  25. Professor Ozai,
    Já tentei por todos os meios falar com Jose Portela Neto, email, tefonemas,e nada.
    Na Uesp , não é mais parte, o email retorna…poderia me dar o contato dele?
    Obrigada pela resposta e parabéns pelo Blog.
    Abs, anamerij

    Curtir

    • Olá, Ozaí. Encontrei, por acaso, um texto seu sobre a atuação da Corrente O Trabalho dentro do PT. Gostei do texto. Gostaria de saber de qual partido e/ou tendência política você é “simpatizante” ou membro. Grata.

      Curtir

  26. Oi,

    Meu nome é Cris Guerra e eu trabalho em uma produtora de videos em Curitiba – PR. Estou fazendo um projeto de auloes para o Grupo Positivo que vai ser veiculada via web para a revisão do cursinho Pre Vestibular. O Professor de Historia gostaria de usar um video que você postou no youtube (http://www.youtube.com/watch?v=iBNYdicJwUo).
    Quanto vc me cobra para usar ate o minuto 01:40 na nossa video aula?
    Aguardo urgente

    Obrigada

    Curtir

    • Cris,

      muito obrigado.
      A fonte do vídeo é informada no mesmo. É da TV Câmara. Acesse o site e entre em contato com os responsáveis. Sei que autorizam a reprodução, desde que citada a fonte; mas não sei se para fins comerciais.

      Atenciosamente,

      Curtir

      • Prezado Professor,
        Gostaria de publicar o artigo Os Africanos no Brasil: Raça, Cientificismo e Ficção em Nina Rodrigues,em nossa Revista Literacia-edição setembro, para tal solicito a pertinente autorização, no compromisso de observância de todos os créditos.
        Segue nosso endereço, para sua avaliação:
        http://literaciarevistacultural.blogspot.com/
        Desde já ,obrigada,
        Anamerij
        [editora]

        Curtir

      • Cara,

        muito obrigado.
        Da nossa parte, está autorizado e agradecemos pela divulgação.
        Peço, no entanto, que também solicite a autorização ao autor(a).

        Abraços e tudo de bom,

        Curtir

  27. Caro Prof. Ozaí da Silva,

    Olá. Também sou filho da UEM (atualmente doutorando em administração na FGV-SP).

    Há algum tempo que procuro sinais de imprensa progressista em Maringá, e felizmente achei seu blog. Creio que sejamos poucos, mas resistimos.

    Parabéns pelo blog!

    ————————————————————-
    meu blog sobre Economia Política cotidiana:
    http://paulopegino.blogspot.com/

    Curtir

  28. Gosto muito de leitura, abito adquirido na infância , tendo como mestre meu pai, que me orgulha muito!!! pelo meu nome da para notar?
    um grande abraço

    Curtir

  29. Oza, sei que não escrevo tão bem quanto você, mas tento me inspirar em seus textos para produzir algo decente e quem sabe um dia conseguir estar a sua altura, mas gostaria que lesse o que estou produzindo em meu blog.

    O último texto é sobre: Gestão Democrática das Escolas no brasil: Falácia ou Realidade?

    Acesse o site: http://ricardomatheus.blogspot.com/2010/07/gestao-democratica-das-escolas-e.html

    Estou esperando seu comentário.

    Grande abraço e continue com os textos! Eu adoro! Parabéns!

    Curtir

  30. Olá, quero saber como faço para comprar um livro seu. Me companheiro e eu estudamos Tragtenberg.
    Obrigada desde já.

    Curtir

  31. Caro Companheiro Sociólogo : Hoje há certo impasse no Paraná e Brasil a respeito de algumas atividades profissionais. Um grupo conseguiu abrir espaço junto ao movimento de trabalhadores do SUAS e tem lutado por melhorar a performance das equipes obrigatórias nas Assistência Social, assim como na própria ampliação do conceito. Em breve teremos uma atividade que definirá a próxima diretoria do Sindicato dos Sociólogos do Estado do Paraná, parece que em Agosto, e isto penso que deveria ser tratado com seriedade por envolver um dos trabalhos que busca a melhoria de distribuição de renda institucionalmente organizada. Natural que ao redor disto existam outras questões se desenvolvendo. Gostaria que o Professor abrisse algum espaço para conversarmos sobre estas duas questões. SAUDAÇÕES SOCIOLÓGICAS. SHALOM ZÉ CARLOS (41) 34584692 – 91977879.

    Curtir

  32. Olá! Muito bom encontrar você pelos textos. É como conversarmos em meio a amigos, pessoas queridas, que nunca abandonam nossa memória e nossas atitudes.
    Seus textos falam, também, sobre você. Não são meras citações disfarçadas. São leituras digeridas(vivenciadas) cotidianamente. Bonito de ler e sentir.

    Um grande abraço e muito obrigada.

    Elenice.

    Curtir

Comente!