24 comentários em “O que é o amor?

  1. Ofra Haza cantando em hebraico a parte do Cântico dos Cânticos da qual você extrai uma das epígrafes. Também inclui:

    “O amor é forte como a morte… Suas brasas são brasas de fogo, fogo das labaredas de Deus”

    Espero que goste.

    Interrrompo a visita por hoje. Muito bacana o blog.

    Saudações
    Ani

  2. O amor é somente uma palavra que muitas pessoas utilizam para expressar um sentimento ou uma sensação que sente pelo outro. E se este sentimento ou sensação for analisado, na verdade encontraremos a paixão, a atração, o “parasitismo” emocional, a carência, a falta de amor próprio, o medo da solidão, a possessão, etc.

    O amor romântico, puro e real, é raro.

    É importante, seguro e inteligente diferenciar uma coisa de outras.

  3. As palavras se voltam contra nos nas discussoes as cartas mais sinceras sao usadas para fins de escarnio faz-se humor com que um dia foi amor e os poemas raramente conseguem ser entendidos.a gente pode fazer o que for o melhor gesto a melhor estrategia o plano infalivel. Temos nossas proprias enciclopedias pessoais de carencias e as vezes nao vemos que ha aqui e ali simbologias perfeitas de amor gesticulando em nossas direcoes apontando para nossos rostos como quem diz nao chia amor e pro seu bem. …..Este o nosso destino amor sem conta .distribuido pelas coisas perfidas ou nulas .doacao ilimitada a uma completa ingratidao .e na concha vazia do amor a procura medrosa .paciente de mais e mais amor.

  4. Acredito no Amor, acrescento ainda que você, Antonio ozaí passa o amor, compartilhando tantas coisas boa que desenvolve nas pessoas o hábito de ler, de amar, pensar, e divulgar idéias livres, sobre o assunto em questão, ainda que muitos acreditem que o amor é contraditorio o que importa mesmo é colocar o que sentimos.

  5. Bela explanação sobre a realidade do amar… tentamos engaiolar pessoas e seus sentimentos, o que posso dizer por experiência própria é que aquilo que vai no meu coração e no meu pensamento é livre, e no final das contas (para quem acredita) será sempre entre nós e Deus nossa responsabilidade em amar.
    Excelente texto, meu forte abraço a ti!!

  6. Adorei o post. Também sempre me pergunto o que é o amor… seria interesse, um sentimento recíproco ou absolutamente altruísta? Enfim, um eterno dilema em suas múltiplas facetas.

  7. “…Se amas sem despertar amor; isto é, se teu amor, enquanto amor, não produz amor recíproco [mas sim ódio], se mediante tua exteriorização de vida como homem [mulher] amante não te convertes a outro amado, teu amor é impotente, um desgraça”(MARK, K. Manuscritos econômicos e filosóficos de 1844. São Paulo: Abril Cultural [Os pensadores], 1985: 32).

  8. Liindo texto!! :D

    Você conseguiu expressar muuito bem o que é o amor (na minha humilde opinião. rs). O amor é um sentimento contraditório “é ter com quem nos mata, lealdade.Tão contrário a si é o mesmo amor.” (monte castelo- Renato Russo).
    E adoorei a sua interpretação da Carta paulina aos coríntios. O amor que Paulo fala é o amor – caridade, o amor Agapé, o amor divino. Os seres humanos por serem tão contraditórios e imperfeitos só poderão ter um sentimento imperfeito e contraditório.

    e como o artigo é sobre amor, Não poderia terminar meu comentário de outra forma!!

    TE AMO PAI ♥ . BJUS :D

  9. Amor, amor, amor!
    O amor, como calor que emana das cinzas depois que o fogo da paixão se extingue, não dura mais do que a paixão que se foi. Vai daí, que amor é duradouro? O que se eterniza na saudade!

  10. Parabéns Ozaí,

    O Amor é o mais lindo dentre todos os sentimentos, porém sem a confiança em si mesmo, não acredito que o amor esteja em evidência.
    Amar alguém é antes de tudo, renunciar , lutar contra seus proprios medos.
    Acredito que o “Amor’, é capaz de mudar o mundo da violência, e tudo o que causa dor e sofrimento no ser. Amar é simplemente viver! sem a preocupação ou medo de não ser especial para alguém.

  11. Parabéns pelo texto sobre o amor. Como voce, considero Corintios perfeito ao falar de amor. Gosto também do que fala Camões:

    Amor é fogo que arde sem se ver,
    é ferida que dói, e não se sente;
    é um contentamento descontente,
    é dor que desatina sem doer.

    É um não querer mais que bem querer;
    é um andar solitário entre a gente;
    é nunca contentar-se de contente;
    é um cuidar que ganha em se perder.

    É querer estar preso por vontade;
    é servir a quem vence, o vencedor;
    é ter com quem nos mata, lealdade.

    Mas como causar pode seu favor
    nos corações humanos amizade,
    se tão contrário a si é o mesmo Amor?

    Um abraço. Tania.

  12. Professor, li este livro e concordo quanto ao sentimento que ele desperta, pois acredito que seja quase impossível uma pessoa não ter experimentado a recusa do outro em amar. É um livro triste, mas extremamente “real” aos sentimentos. Li o livro na esperança de uma reviravolta, mas esta não aconteceu, o que nos abala um pouco, pois é difícil na ficção que estamos acostumados a ver no cinema aonde tudo tende a acaber bem.

  13. Amor é o resultado da equação onde entram as variáveis: respeito, admiração e confiança.

  14. É tão estranho refletir ao mesmo tempo que a intensidade desse sentimento, em suas nuances possíveis, consome-me avassaladoramente. A ruptura da experiência cotidiana com aquela que se ama corroi, em demasia, não obstante a insistência do sentimento persista. Essa imperfeição dolorosamente doce e contraditoriamente desejada.

    ‎”O desejo é a busca da fruição daquilo que é desejado, porque o objeto de desejo dá sentido a nossa vida, determina nossos sentimentos e nossas ações. Se, como os animais temos necessidades, somente como humanos temos desejos. Por isto, [...] a essência dos seres humanos é desejar. [...] Somos seres desejantes mas que não apenas isto, como também desejamos, mas sobretudo desejamos ser desejados…” (Marilena Chaui)

    • Jose Roberto, em tanta racionalização cabe o amor? Não obstante, o amor é: Admiração, respeiito, confiança e um pouco de desrespeito ….
      Abs

      Eliana Yong

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s