O teatro político

Na política o “normal” é representar. O político necessita ser um excelente ator para convencer a si mesmo e aos outros, seus potenciais eleitores. É necessário fazer acordos, agradar a gregos e troianos. A dissimulação e o jogo das aparências faz parte do seu habitat natural. Até porque, a rigor, não estamos preparados para a verdade. A mentira é uma necessidade dos homens e mulheres comuns e, também, dos políticos. Os políticos bem-sucedidos são os que representam bem os seus papéis. Não por acaso, os consideramos nossos representantes. Ou seja, somos a plateia que aplaude ou vaia. De qualquer forma, eles atuam por nós…

2 comentários sobre “O teatro político

  1. Bom-dia, Professor. Você faz surgir outra pergunta, sobre o conceito de “representaçao”, que conheço um pouco melhor em literatura, mas que certamente existe em outros campos. Sera’ que esses que nos representam nao nos espelham?

    Curtir

    • Boa tarde.
      Obrigado pela leitura e comentário.
      Sim, concordo. De certa forma, os políticos “espelham” a sociedade da qual fazem parte. Afinal, também são parte desta mesma sociedade. Mas,bem claro, do ponto de vista social. Se a referência for o indivíduo, não me representam, nem me “espelham”.
      Abraços e ótimo final de semana

      Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s